Coronavírus: Saiba como higienizar seu carro corretamente

­­­­Já estamos a um ano convivendo com o vírus e tentando levar a vida da forma mais normal possível. Porém, não podemos deixar de realizar os cuidados essenciais de higienização para prevenir o contágio.

 

Você que deixou de usar transporte público ou carona como forma de locomoção, e está utilizando carro próprio, precisa saber que seu carro também necessita de cuidados para evitar o contágio do coronavírus.

 

Pensando em facilitar o seu dia-a-dia e trazer mais um alerta sobre a importância de se prevenir, preparamos algumas dicas de higienização do carro.

 

Os itens cruciais do veículo que precisam de higienização automotiva, principalmente pelo lado do motorista, são esses:

 

  • Volante;
  • Câmbio;
  • Freio de mão;
  • Bancos;
  • Rádio;
  • Cinto de segurança e fivela.

 

Esses são os itens que o motorista sempre terá contato, então tenha no seu carro sempre um borrifador com álcool 70% ou álcool isopropílico, pois esse não danifica o plástico e tenha também toalhas de limpeza descartáveis. Dessa forma você poderá realizar a limpeza rapidamente sempre que tiver contato com o ambiente externo. O mesmo vale para os outros acentos do carro, caso alguém utilize, é necessário fazer a higienização.

 

Além das partes internas que já citamos é importante lembrar-se das maçanetas das portas, inclusive a parte interna delas, limpe-as junto com os demais itens.

 

Além de seguir todas as recomendações de higienização do veículo, é necessário se proteger também enquanto está dentro do carro. Para isso, a recomendação de profissionais de saúde é fazer uso da máscara, mesmo que ninguém mais esteja junto no momento.

 

Isso acontece, pois se a pessoa está contaminada, sem a máscara ela pode espalhar o vírus dentro do carro. Dessa forma, outras pessoas que entrarem depois no veículo podem acabar se contaminando. Por esse mesmo motivo, a higienização frequente é muito importante.

 

Esvazie a lixeira do veículo diariamente, principalmente se houver lenços com secreções e objetos soltos dentro do carro, como aquele copo do café que você tomou durante o dia.

 

Esses são os cuidados diários para evitar o contágio, porém há outra forma de fazer uma geral no ambiente interno do seu carro, pode-se utilizar a oxi-sanitização.

 

A oxi-sanitização é um processo realizado através de um gerador de ozônio. O ar que está presente no interior do veículo entra na máquina e desta forma, as partículas de Oxigênio são transformadas em Ozônio através de uma descarga elétrica.

 

Este gás tem efeito germicida e é eficiente contra vírus, bactérias e fungos. Você pode encontrar esse serviço em estabelecimentos de estética automotiva.

 

É possível que a utilização de álcool com frequência venha a danificar as partes do veículo, para evitar que isso aconteça você pode utilizar produtos hidratante e protetores. Existe diversos no mercado, cada um indicado para o tipo de superfície, como plástico, borracha e couro. Esses produtos você encontra em lojas de produtos automotivos ou até mesmo na internet.

 

Por fim vamos lembrar-nos das ações básicas para o dia a dia:

 

  • Higienize as mãos com frequência, tenha o seu próprio frasco de álcool gel;
  • Evite encostar-se a superfícies de locais públicos, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos, entre outros;
  • Utilize um lenço de papel se precisar tocar em algo;
  • Lave suas mãos após tocar em superfícies de locais públicos;
  • Evite tocar seus olhos, nariz e rosto;
  • Evite aglomerações, especialmente em locais pouco ventilados. Seu risco de exposição para vírus respiratórios como o Covid-19 pode aumentar em ambientes fechados e com pouca circulação de ar caso houver pessoas contaminadas na multidão.
  • Organize a sua rotina, sempre que sair faça todas as tarefas necessárias, assim você diminui a chance de contrair o vírus e levar ele para sua casa.

Utilize máscara e respeite o distanciamento nos locais públicos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *