Dicas para preservar a pintura do seu carro

Todo dono de veículo sabe que ele precisa de alguns cuidados para a conservação do
mesmo, afinal carro bem cuidado é mais valorizado. Entre os inúmeros cuidados que um veículo necessita, a pintura é o que merece muito nossa atenção.

 

E você, lava o seu carro de forma correta? Caso não saiba responder essa pergunta com certeza, então continue a leitura que vamos te passar tudo sobre os cuidados com a pintura que seu carro necessita.

 

Lavação

É importante lavar o carro frequentemente e de forma adequada. A lavagem do carro
requer cuidados desde a escolha dos produtos, que devem ser neutros e com pH baixo.

 

Recomenda-se que você compre os produtos para lavar o seu carro em uma loja especializada no assunto, lá você irá encontrar o produto mais indicado para a sua realidade, ou seja, você usa o carro todos os dias para trabalhar? Usa apenas no final de semana? Dirige apenas no asfalto?

 

Essas condições trazem variações de sujeira, e o produto precisa ser condizente com ela, caso contrário você poderá agredir a pintura utilizando um produto qualquer.

 

Além do produto adequado tenha também uma luva de lavagem, ela é ideal para evitar riscos na lataria.

 

Nas lojas de produtos especializados você também encontra outros produtos para cuidar devidamente dos vidros, faróis, partes de couro, plástico e borracha.

 

Além disso, existe o mito sobre a potência da água, quanto mais forte mais irá limpar.

 

Na realidade, quanto mais forte, maior o risco de causar danos na pintura. O correto é apostar na baixa pressão, lavando de cima para baixo.

 

O veículo deve ser lavado na sombra, isso evita que a combinação dos raios solares com os produtos químicos utilizados na lavagem venha a causar manchas na lataria.

 

Uma outra dica importante é sempre ir trocando a água do balde quando o carro estiver muito sujo, assim você evita que os resíduos risquem a lataria do carro.

 

Por fim, para secar, pode ser utilizado uma microfibra, tecido de algodão puro ou camurça sintética, pois nesse momento o cuidado na escolha do material é muito importante para não riscar a pintura. E claro não deixe de secar o veículo, pois isso também poderá causar manchas.

 

Invista em uma boa cera automotiva

O enceramento é essencial para manter a estética do veículo, valorizando a cor, realçando o brilho e para garantir proteção da pintura. A cera diminui eventuais danos causados por pequenos atritos, sol, chuva ou fezes de bichos.

 

Então após a lavagem de seu carro é bom usar uma cera automotiva. Invista em uma cera de qualidade para proteger seu veículo. Quanto à durabilidade as ceras comercias duram cerca de um mês e as profissionais, cerca de seis meses.

 

Outros cuidados para o dia a dia

Sabemos que nem todos tem uma garagem coberta para deixar o veículo em casa, ou até mesmo quando estão na rua o veículo fica estacionado no sol e podendo receber as eventuais intemperes do clima. Se você se enquadra nessa situação, seguir os cuidados citados acima são essenciais para a saúde da pintura do seu veículo.

 

Algumas pessoas, afim de serem ainda mais cuidadosos com o seu carro, usam as capas. Pelo excesso de preocupação, há proprietários que exageram nas capas para o veículo. A princípio, esse cuidado pode até ser positivo, mas deve ser usado nas situações adequadas.

 

As capas são recomendadas para o caso de longos períodos de desuso do carro, assim iram proteger o veículo da poeira e outros resíduos. Do contrário, só a rotina de colocar e tirar a capa todos os dias já pode arranhar a pintura. É importante também que a capa tenha tecidos transpiráveis, pois as capas abafadas retêm umidade, podendo causar bolhas ao longo da lataria do veículo. E se o seu veículo ficar exposto ao tempo, seja durante a noite ou dia, não é recomentado utilizar capas.

 

Cuidados profissionais

Um dos serviços profissionais mais famoso é o polimento, ele é indicado nos casos de pinturas com manchas, riscos superficiais, pinturas queimadas de sol e pinturas com manchas provocadas por fezes de pássaros e folhas de árvore. Então se você já não consegue mais manter a lataria do seu carro brilhando em casa, está na hora que procurar por esse serviço.

 

Temos também a chamada cristalização ou espelhamento, que é a aplicação de uma fina camada de resina sobre a pintura, protegendo contra pequenas agressões que podem danificar o verniz do carro. Ela é mais indicada para carros com alguns anos de uso.

Agora você já sabe de tudo que precisa para deixar a lataria do seu carro sempre
brilhando.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *