Cuidados essenciais para se ter com o carro

Nada como ter um automóvel na garagem e liberdade de locomoção, não é mesmo? Liberdade para sair de casa sem pressa, ir aonde quiser e quando quiser, viajar ou ir a um simples passeio.

As vantagens em ter um carro são muitas, mas também é preciso estar sempre cuidando do veículo, a fim de evitar dores de cabeça ou até prejuízos.

Passando nisso, preparamos um checklist de itens para você não deixar nenhum detalhe passar na hora de cuidar do carro. Esses cuidados podem garantir, além de uma vida útil maior a seus componentes, também uma aparência de carro novo por mais tempo.

 

1 – Faça a manutenção do motor

O motor de um carro é um ponto muito importante e deve estar no topo da lista de cuidados. O ideal é ficar de olho em possíveis barulhos ou ruídos estranhos. Além disso, atente-se para a emissão de fumaça, pois ela pode sinalizar problemas muito maiores.

Respeite sempre o período de manutenção recomendado. Os especialistas indicam trocar as velas a cada 20 mil quilômetros, o filtro de combustível a cada 10 mil e o filtro de ar a cada 15 mil. Já o filtro de óleo, troca-se junto com o óleo do motor e o carburador pode ser usado até os 80 mil quilômetros percorridos.

 

2 – Cuidados com os pneus

Independente da quantidade de quilômetros rodados é importante calibrar os pneus semanalmente ou em caso de longos períodos sem uso.

Para saber a pressão adequada é só consultar o manual do proprietário, que detalha a pressão correta com carga e sem carga. Fazer essa manutenção simples para a durabilidade dos pneus reduz muito o consumo de combustível, evita o superaquecimento e um consequente desgaste precoce, bem como o risco de acidentes.

Outro cuidado que você pode ter com os pneus, é fazer o rodízio dos mesmos. Os pneus dianteiros desgastam mais que os traseiros. Sendo assim, para maior vida útil deles, faça o rodízio.

 

3 – Cuide da limpeza interna

Acreditamos que não haja nenhuma desvantagem em cuidar da higienização interna do carro, então tenha como disciplina, “sujou, limpou”. Dessa forma você irá criar uma rotina de limpeza, e não irá perder muito tempo fazendo isso, será sempre como uma manutenção rápida.

Com isso você irá manter o ambiente livre de odores, substâncias nocivas à saúde, como fungos, bactérias e ácaros. E ainda deixar seu veículo bem conservado, o que influência muito na hora da venda.

 

4 – Cuide dos vidros e da lataria

A aparência de todo carro importa, ele pode ser novo, com apenas algumas semanas de uso, porém se estiver sujo, com pequenos arranhões, seu veículo já será desvalorizado.

Uma dica simples para preservar o vidro é evitar ligar o limpador de para-brisa quando o vidro não estiver molhado. Quando seco, existe a poeira, entre outros resíduos que podem ocasionar riscos e arranhões.

Para lavá-los e obter um excelente resultado, é muito simples: basta utilizar muita água e um detergente suave. Para secar, uma flanela bem macia e limpa é o suficiente.

Para a lataria os cuidados não são muito diferentes, lave o carro semanalmente com produtos adequados. Após a lavagem faça o enceramento. Caso haja algum arranhão ou amassado procure um profissional da área para resolver.

 

5 – Não esqueça do alinhamento e balanceamento 

Estar com o alinhamento do carro em dia, vai assegurar aspectos importantes para o seu veículo e segurança:

  • Evitar o desgaste irregular dos pneus
  • Aumentando sua vida útil dos pneus;
  • Intensificar o atrito do pneu com o solo, que contribui com a economia de combustível; Melhoria na dirigibilidade e segurança.

Já o balanceamento, tem por objetivo garantir que a roda gire sem provocar vibrações no veículo. Por isso, esse procedimento é essencial, para o conforto de quem está dentro do carro, como para o desempenho dos pneus.

Inclua essas verificações junto às revisões do veículo, dessa forma elas não ficam esquecidas.

 

6  – Verifique o óleo do motor

O óleo é utilizado para refrigerar, lubrificar e limpar o motor. Sempre que for fazer a troca do mesmo, verifique no manual do veículo suas especificações. No seu carro sempre terá um adesivo indicando quando deve ser feita a troca do óleo, então basta você procurar uma mecânica especializada e de sua confiança para fazer esse serviço.

 

7 – Tenha uma proteção veicular

E claro, ter uma proteção veicular é um cuidado a se tomar com como seu veículo. Não fique contando apenas com a sorte.

Ter a proteção veicular é a forma mais segura e eficiente de proteger seu patrimônio. Com a contratação da proteção aqui na AASC Sul, você vai ter proteção completa para o seu carro e ainda uma série de benefícios.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *