O guia completo para a sua viagem de carro

Tem algo melhor que viajar? Tem sim, é viajar e não passar nenhum perrengue na estrada.

 

Pensando em ajudar você associado que vai pegar a estrada nesse final de ano, elaboramos uma série de dicas para a sua viagem ser perfeita.

 

Afinal quem não ama uma viagem de carro? O sol na estrada, o rádio tocando aquela playlist de músicas favoritas. A gente por aqui, pelo menos ama! Então antes de pôr o pé na estrada, vamos nos preparar. Está pronto? Então apertem os cintos e vamos lá.

 

1 – Monte seu roteiro

 

O primeiro passo para planejar uma viagem perfeita é planejar o roteiro com antecedência. Então defina qual vai ser o destino e quanto tempo você e sua família terão disponíveis para fazer essa viagem.

 

É importante definir o tempo estimado para ir e para voltar, quanto tempo permanecerão no destino e quais atrações desejam visitar. Lembre-se de sempre otimizar as visitas pela proximidade entre as atrações e considerando os intervalos para as refeições e descanso.

 

2 – Se organize financeiramente

 

Roteiro pronto, é hora de calcular quais vão ser os gastos dessa viagem, afinal ninguém quer ser pego desprevenido e ter que voltar para casa mais cedo.

 

Considere os seguintes gastos:

 

Combustível: Verifique qual a quilometragem total de ida e volta, e ainda acrescente mais alguns quilômetros para os pequenos deslocamentos que terá quando chegar ao destino. Tendo a quilometragem total, calcule qual vai ser o gasto com o combustível de acordo com a média de consumo do seu carro.

 

E lembre-se, associado AASC SUL tem descontos exclusivos para abastecer, consulte quais os postos parceiros e economize saindo para viajar com o tanque cheio.

 

Pedágio: Como você já sabe qual caminho que vai percorrer na sua viajem, consulte também as tarifas de pedágio que irá pagar. Coloque esses gastos no seu orçamento, leve dinheiro em espécie para pagar essa despesa e não se esqueça de facilitar o troco.

 

Hospedagem: Se a sua viajem for pelas proximidades, você pode ir e voltar no mesmo dia. Já para viagens mais longas, você terá que parar para dormir. Então reserve com antecedência as hospedagens ou pense em levar uma barraca se a sua vibe for mais aventureira (o).

 

Antes de fazer as reservas é importante pesquisar os preços, principalmente se estiver em um número maior de pessoas. Considere ainda fazer uma reserva em meios alternativos de hospedagem.

 

Alimentação: Uma aventura em 4 rodas pode ser um pouco desgastante se o seu destino exigir horas de viagem. Então planeje também as refeições que iram fazer pelo caminho. Verifique se terá restaurantes disponíveis ao longo da viagem.

 

Além da alimentação do percurso, temos a alimentação de quando chegar ao destino. Uma dica é pesquisar quais os restaurantes disponíveis na cidade e certificar a faixa de preço deles. Assim você consegue ter uma noção mais precisa de quanto dinheiro irá gastar com a alimentação total da viajem.

 

Atrações: Toda cidade turística tem as suas atrações que não podemos deixar de visitar, afinal é isso que faz a viagem valer a pena. Então, se informe quais são gratuitas e quais são pagas. Confira os valores, as restrições para as crianças e os horários de visitação.

 

Depois de planejar todos os detalhes de roteiro e gastos é hora de verificar as condições do seu carro, afinal segurança vem em primeiro lugar.

 

3 – Revisão do carro

 

Para os motoristas que fazem as revisões do carro conforme instruído pelo fabricante basta fazer algumas verificações:

 

  • Cheque os pneus, tanto a calibragem quanto a vida útil deles.
  • Verifique se as lanternas e faróis estão funcionando corretamente.
  • Esteja sempre com os limpadores de para-brisa em bom estado.
  • Todos os itens da suspensão do veículo (amortecedores, bandejas, buchas, molas, pivôs e terminais) devem ser checados e, se necessários, substituídos.
  • Verifique as condições de discos de freio, pastilhas, lonas, tambores e se o fluído está no nível adequado e no prazo de validade.
  • Cheque o óleo e o líquido de arrefecimento do motor.
  • Confira os filtros do ar-condicionado.

 

Mais uma vez o associado tem vantagens aqui na AASC SUL, verifique quais as oficinas e mecânicas parceiras e tenha descontos na revisão do seu carro.

 

4 – Seja prudente

 

Sabemos que todos tem conhecimento do que vamos falar a seguir, porém não custa reforçar.

 

  • Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança.
  • As crianças devem usar cadeirinha compatível com a sua idade.
  • Evite os horários de pico no trânsito.
  • Seja paciente.
  • Acomode as bagagens corretamente.
  • Esteja descansado para dirigir.
  • Não beba.
  • Conte com o auxílio de um aplicativo de rotas para chegar ao seu destino.
  • Tenha em mãos os documentos do veículo e de todos os ocupantes.
  • Tenha uma proteção veicular de confiança e com cobertura nacional.

 

Agora que você já chegou todos os itens primordiais para realizar uma boa viagem é só colocar tudo em prática. E não se esqueça, é claro, divirta-se e registre todos os momentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *