O que é preciso para pilotar com segurança?

Quem é apaixonado por moto, sabe que a prática no dia-a-dia proporciona mais experiência e confiança, mas não podemos deixar de nos cuidar e ter atenção no trânsito. Porém, algumas dicas são sempre importantes de serem lembradas tanto por motociclistas experientes quanto para os iniciantes no intuito de manter a segurança na moto enquanto pilota.

Confira as dicas que separamos pra você:

 

Mantenha uma distância segura de outros veículos

Não existe uma distância mínima regulamentada, já que há variáveis como o modelo de veículo e as condições do tempo e tipo das estradas. Mas a distância segura entre veículos é aquela em que o motorista terá tempo e espaço para frear e parar sem colidir com outro veículo ou obstáculo. Alguns especialistas recomendam a dica para guardar pelo menos, três segundos do veículo da frente, assim que o veículo à frente ultrapassar o objeto, comece a contar “mil e um, mil e dois, mil e três”, chegando no ponto de referência antes de terminar a contagem, significa que é necessário diminuir a velocidade.

 

Manutenção em dia

Além de cuidado no trânsito é fundamental, fazer revisões regulares, conforme indicação do fabricante do veículo, que consta no manual. Mantenha a correia da moto lubrificada, conserve os pneus calibrados, verifique e troque o óleo lubrificante nos prazos certos, veja se os parafusos estão bem colocados, atenção aos cabos de freios e embreagens, ande sempre com a suspensão alinhada e confira os freios.

 

Pilote sempre na defensiva

Para uma pilotagem na defensiva você deve ser visto e tomar algumas atitudes como não pilotar com os pés abaixo da linha das pedaleiras, manter os joelhos contra o tanque e a coluna ereta, os braços relaxados e os cotovelos próximos ao corpo. Sempre pilote com o farol ligado.

 

Atenção no deslocamento de ar, ao ultrapassar veículos grandes

Na estrada ao ultrapassar veículos de porte maior, como caminhões e ônibus, por exemplo, redobre o cuidado com o deslocamento de ar causado por eles e que pode desestabilizar a moto. Esse efeito se de turbilhão de ar tende a “puxar” a moto para próximo deles (efeito do vácuo). Quanto for ultrapassar esses veículos, mantenha uma distância segura

 

Tenha cautela nos dias de chuva

Nos dias de chuva a visibilidade, tanto para o motociclista quanto para os outros motoristas, fica super prejudicada, os retrovisores e vidros embaçam, e também a água no solo aumenta o risco de derrapagens. Nesses dias é muito importante ficar atento a alguns procedimentos e a cuidados que devem ser redobrados em períodos de forte chuva.

 

Use equipamentos de proteção

A diversas motos no mercado e pra cada modelo há necessidade de equipamentos de proteção, por exemplo, um piloto de motocross, possui necessidades diferentes de um entregador, bem como um motociclista urbano que utiliza a sua moto somente a passeio. Confira alguns itens: capacetes de pilotagem, calçados e luvas adequadas, protetor de coluna, jaquetas.

 

Contar com a proteção AASC SUL

Com a AASC SUL você̂ garante proteção veicular completa contra roubo, furto, colisão e desastres naturais, além de assistência 24 horas, não apenas no verão, mas em todas as estações do ano. Fique tranquilo e mantenha seu patrimônio protegido!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.