Entenda quando o airbag pode se tornar um fator de risco sua segurança

O airbag é um equipamento muito conhecido e obrigatório nos carros no Brasil desde 2014, no entanto, ele pode se tornar um risco grave em caso de acidente. Isso está diretamente relacionado ao fato de que, mesmo com mais de 12 anos de obrigatoriedade, os condutores e passageiros não sabem como se portar em um veículo com esse item de segurança.

Então os carros deveriam voltar a não ter airbag? De jeito nenhum! Ele é um equipamento de extrema importância e que salva vidas. O problema é que o brasileiro não foi ensinado que para esse item proteger de forma efetiva e não causar ferimentos, é preciso manter a postura correta.

Quando o airbag pode te machucar

O acionamento do airbag ocorre em frações de segundos e com muita força, pois as bolsas inflam numa velocidade que pode chegar a 400 km/h. E em alguns casos, esse impacto pode causar fraturas graves, lesões internas e até mesmo fatalidades:

Objetos, acessórios ou itens de decoração sob a área onde o airbag está instalado: durante o acionamento das bolsas, qualquer coisa pode virar um projétil que vai ser lançado sobre o motorista em uma velocidade muito alta, podendo causar ferimentos graves;

Acessórios pessoais: itens como presilhas, ‘piranhas’ e objetos rígidos no cabelo podem causar lesões sérias quando o airbag empurra o corpo para trás contra o banco;

Dirigir muito próximo ao volante: é preciso ter uma boa distância na hora do acionamento do airbag, caso contrário, no momento do impacto o condutor pode ser atingido violentamente;

Apoiar os pés sobre o painel do carro: o passageiro também deve estar a uma boa distância do painel e com a postura correta, pois o risco de fraturas graves é muito alto.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em vídeo no instagram, exemplifica essas circunstâncias e reforça que airbag é equipamento de proteção importante, mas funciona junto com o cinto de segurança e a postura correta no banco.

Isso significa sentar-se com as pernas para baixo, mantendo uma boa distância do volante e do painel. No caso do motorista, no mínimo 25 cm, e do passageiro pelo menos 40 cm.

Quando desligar o airbag do passageiro

Além de saber se portar corretamente, é importante entender em quais momentos é preciso desligar esse equipamento de segurança. Apesar de salvar vidas, a bolsa de ar pode machucar uma criança que está sentada no banco da frente, por exemplo.

Isso acontece porque a bolsa de ar inflada projeta a cadeirinha ou o bebê conforto para cima do banco com bastante intensidade, podendo esmagar ou ferir a criança.

Na maioria dos carros, a chavinha para desligar o airbag fica do lado direito do painel, no exterior do porta-luvas, ou no menu do computador de bordo.

https://autopapo.com.br/noticia/quando-airbag-risco-seguranca/