CRLV 2025 já é cobrado; veja quando o documento será exigido no seu estado
Cada Detran estabelece uma data para a exigência do documento do carro; confira cronogramas, o que é o CRLV e como emiti-lo
A partir desta segunda-feira (1/9), poderá ser exigido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2025 em Minas Gerais. Enquanto isso, outros também já deram início a essa cobrança nas fiscalizações e alguns ainda estão com prazo a vencer.
Por isso, os motoristas devem ficar atentos a sua situação e às datas, já que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o documento do carro vencido é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Cronograma exigência do CRLV no Brasil
Cada Detran define um cronograma de vencimento do licenciamento conforme o final da placa. Após o prazo, o documento atualizado passa a ser cobrado nas fiscalizações. Confira as datas já confirmadas para 2025:
Santa Catarina

Mato Grosso do Sul

O que é o CRLV digital
O documento do carro é o certificado que comprova que o veículo está em dia em relação aos impostos e encargos obrigatórios. Por muito tempo ele esteve disponível no formato físico, mas agora é emitido apenas digitalmente.
O ano de 2025 já está caminhando para o seu últimos meses e nesta altura do campeonato muitos motoristas já pagaram ou estão prestes a quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o licenciamento. Com isso é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado, que passa a ser cobrado nas fiscalizações policiais.
Como emitir o CRLV
A emissão deste certificado está disponível para todos os proprietários de veículos que estiverem com os débitos do veículo quitados, incluindo:
- Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA);
- Licenciamento anual;
- Multas de trânsito pendentes.
Somente após a regularização dessas pendências o documento poderá ser emitido, por meio dos canais digitais da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e dos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRAN)
Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT):
- Instale o aplicativo CDT, disponível para Android e iOS;
- Faça login com sua conta Gov.br (caso ainda não tenha, será necessário criar uma);
- Depois do login, selecione a opção “Veículos”;
- Informe dados do veículo, como placa e RENAVAM;
- Após a consulta e validação das informações, o CRLV estará disponível para download e poderá ser salvo no próprio aplicativo em versão digital que pode ser apresentada mesmo sem conexão com a internet.
Emitir CRLV digital pelo site do Detran:
- Acesse o site do Detran responsável pelo seu estado;
- Entre na área destinada ao licenciamento ou emissão do CRLV;
- Faça login com os dados do veículo (geralmente placa e RENAVAM);
- Após verificar a situação do veículo e confirmar que os débitos estão quitados, o documento estará disponível para download.
No portal de serviços da Senatran:
- Acesse o portal oficial do Senatran;
- Entre com sua conta Gov.br;
- Clique na opção “Meus Veículos”;
- Localize o veículo desejado e faça o download do CRLV-e.
Apesar de ser possível acessar o CRLV digital mesmo sem conexão com a internet, é recomendado levar uma cópia impressa.
Como imprimir o CRLV
É sempre recomendado levar uma cópia impressa do seu CRLV para situações de emergências, como falta de internet para verificação dos dados ou até mesmo se a bateria do seu celular acabar. Por isso siga o passo a passo para realizar a impressão:
Impressão do documento do carro por meio da Senatran:
- Acesse o Portal de Serviços Denatran (clique aqui);
- Clique em “Entrar com gov.br” e depois selecione “Certificado digital”, ou insira seu CPF;
- Na tela inicial, clique em “Baixar CRLV”;
- Em seguida, insira o código Renavam, placa do veículo e o código de segurança CRV ou DUT;
- O próximo passo é clicar em “Baixar CRLV nos formatos PDF ou P7S”;
- O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4.
No site do Detran do seu estado ou no aplicativo do CDT, basta seguir as instruções mencionadas anteriormente, gerar o arquivo do CRLV e imprimi-lo.





