5 erros bobos que estragam sua moto

Muitas vezes que a moto quebra, uma peça arrebenta ou qualquer outro defeito aparece por uma adversidade que não pode ser explicada. Porém, na maioria das vezes, e é na maioria mesmo, a moto estraga pelo famoso mau uso.

O motociclista que não faz as manutenções preventivas no momento certo, exige do modelo mais do que ele pode entregar ou, por qualquer outro motivo, não cuida direito da moto e está assinando um contrato de corretiva. É só esperar.

Para quem ficou “com medo” de ser o próximo, aqui vão 5 erros bobos que estragam sua moto.

1. acelerar a moto fria

Começando com a moto fria, e não ironicamente, mas este é o motivo de não ser recomendável sair acelerando demasiadamente assim que se liga a moto.

Quando a moto está fria, não há óleo circulando em todas as partes internas e, consequentemente não há lubrificação nelas. Nestes casos, acelerar (o que aumenta as rotações e movimentos das partes) aumenta o atrito entre componentes não lubrificados de forma ideal. O melhor é esperar um minutinho para sair.

Se a moto já estiver quente (quando o condutor já havia ligado o modelo há pouco tempo) não há esta necessidade de espera.

Esforço das partes internas do motor sem a lubrificação adequada pode causar severos danos internos como retífica e até a necessidade de substituição completa.

2. Pilotagem agressiva

Arrancadas bruscas, freadas secas e trocas de marcha no limite não afetam só o consumo de combustível, mas também componentes como embreagem, relação, suspensão, freios e pneus. Tudo isso é exigido com mais esforço e consequentemente se desgastam rapidamente.

Além de tudo, pilotar em altas velocidades ou com falta de atenção é mais perigoso para a saúde do piloto e terceiros.

3. retirada do filtro de ar

Toda combustão exige o combustível — gasolina ou etanol —, calor e comburente, que é o oxigênio. O calor vem da faísca gerada pela vela, já o combustível é injetado pelos bicos, e o ar é captado por dutos que o levam naturalmente até a câmara de combustão.

O filtro de ar é a primeira barreira contra impurezas no sistema de admissão de oxigênio da moto e, com isso, se torna fundamental para que apenas o comburente chegue para fazer a explosão.

Para aumentar a admissão de ar e a potência da moto, muitos caem na bobagem de retirar o filtro. Mas a única coisa que vai aumentar é o estrago na moto.

Sem o filtro, partículas de poeira e sujeira entram livremente no motor, contaminando o óleo e causando atrito nas milimétricas frestas das partes móveis. A chance de uma manutenção cara aparecer é alta.

4. Cortar giro

Essa aqui quase dispensa explicações, mas para quem não sabe, acelerar a moto além do limite basicamente força os pistões e válvulas acima do limite seguro, aumenta o atrito das partes e quando feito com frequência até encurta o espaço entre as trocas de óleo e vida útil do motor.

5. descuido com a corrente

A corrente é um dos componentes mais negligenciados por quem não gosta ou não entende os cuidados que uma moto precisa. Andar com ela seca, frouxa ou sem lubrificação adequada compromete a transmissão e aumenta o risco de rompimento, além de fazer a necessidade da troca.

O ideal é limpar e lubrificar a cada 500 km, em média, ou quando perceber que está muito suja e/ou seca. Após chuva ou estradas muito empoeiradas, a manutenção deve ser imediata.

 

FONTE:https://autopapo.com.br/motos/10-erros-bobos-que-estragam-sua-moto/